SOA One

A Consultoria em SOA permite aos clientes que ainda não tem seus processos de negócio e sistemas na arquitetura orientada a serviços (SOA), preparar e planejar a organização para a adoção e implementação de SOA no seu ambiente de TI, alinhada com as estratégias de negocio da empresa.

Metodologia de Implantação

A metodologia de trabalho SOA da SOAone é modular, então não há necessidade de contratar o pacote de serviços inteiro, caso a empresa já tenha maturidade SOA.



SOA Assessment

Este pacote de serviços é uma avaliação inicial para a empresa que pretende adotar SOA. Identificando gaps e possíveis benefícios que SOA poderá trazer para a sua área de TI e de negócios.
Em média este pacote de serviços é executado no máximo em um mês.
  • Definição da estratégia SOA (TI) alinhada com as estratégias de negócio da empresa (Business).
  • Análise da Maturidade SOA na empresa.
  • Levantamento do landscape (infraestrutura, sistemas legados, etc) de TI da empresa.
  • Avaliação e definição do ambiente e das ferramentas SOA.


SOA RoadMap

A proposta deste pacote de serviços é definir juntamente com a empresa um roadmap para a implantação de SOA. Propondo à empresa uma plataforma tecnológica para SOA, cenários e serviços candidatos a SOA, baseados em um planejamento de projeto para a implantação de SOA na empresa.
  • Identificação dos cenários e processos de negócios mais relevantes da empresa para SOA.
  • Identificação de serviços existentes e candidatos a serem implementados em SOA.
  • Levantamento de processos de negócios e serviços para uma arquitetura de TI (To-Be e As-Is).
  • Identificação de oportunidades para o desenvolvimento de Composite Applications com SOA.


SOA Implementation

Uma vez que a empresa já esteja preparada para SOA, se faz um estudo para desenvolver novos projetos em SOA, envolvendo novos serviços e aplicações, e consequentemente a prestação de suporte para as aplicações.
  • Modelagem dos processos de negócio envolvidos.
  • Definição da arquitetura SOA.
  • Configuração da infraestrutura SOA.
  • Modelagem de serviços.
  • Provisionamento e implementação de serviços.
  • Desenvolvimento de Composite Applications com serviços.
  • Testes funcionais, de stress e de carga.
  • Suporte e monitoramento pós-implantação.


SOA Strategy & Governance

O principal objetivo deste pacote de serviços é propor à empresa a sua estruturação e organização em relação ao que é necessário, a nível organizacional e tecnológico para a adoção de SOA.
  • Definição e estabelecimento de um "Centro de competência SOA" na empresa.
  • Revisão e alinhamento do portfólio de perfis da empresa com SOA.
  • Alinhamento dos processos da empresa envolvidos com SOA.
  • Planejamento do gerenciamento de mudanças com SOA.


SOA Business Process Inovation and Optimization

Nesta etapa é proposta a melhoria continua de seus processos através da avaliação do seu cenário SOA, propondo inovações e novas aplicações que possam dar agilidade aos negócios da empresa.
  • Criação de novas aplicações e serviços através da otimização dos processos de negócio existentes.
  • Modularização dos processos de negócio existentes.
  • Especialização e consolidação dos processos de negócio existentes.
  • Composição e colaboração dos processos de negócio, permitindo assim a criação de novos processos e cenários.


SOA-eTraining

E por fim, para a empresa que adotou ou adotará SOA, é feita a capacitação e reciclagem de seus colaboradores para que a empresa possa utilizar ao máximo as capacidades e benefícios de SOA.
  • Realização de treinamentos in-company para capacitação dos colaboradores da empresa em SOA a nível técnico e organizacional.


Entregáveis

Produtos entregues em cada pacote de serviços:

SOA Assessment
• Mapeamento das estratégias de negócio e TI da empresa direcionado a SOA;
• Avaliação da maturidade SOA da empresa;
• Planejamento de alto nível para projetos candidatos a SOA;
• Mapeamento de alto nível do landscape de TI da empresa;
• Proposta de uma plataforma SOA.

SOA RoadMap
• Relação de serviços candidatos a SOA;
• Projeto de arquitetura SOA de alto nível da empresa;
• Plano de roadmap para a implementação de SOA na empresa;
• Relação de cenários e processos de negócio candidatos a SOA.

SOA-eImplementation
• Modelagem dos processos de negócio envolvidos;
• Entrega de serviços desenvolvidos em SOA;
• Entrega de Composite Applications que utilizam os serviços;
• Implantação de SOA e Composite Applications na empresa;
• Service-desk dos produtos entregues.

SOA Strategy & Governance
• Estruturação e implantação de um "Centro de competência SOA" na empresa;
• Definição de perfis relacionados com SOA na empresa;
• Avaliação dos processos de negócio para SOA;
• Plano de gerenciamento das mudanças para SOA.

SOA Business Process Inovation and Optimization
• Proposta de reformulação e otimização dos processos de negócio atuais da empresa;
• Proposta de novos cenários e processos de negócio para a empresa.

SOA-eTraining
• Capacitação da área de negócio e TI em SOA.
Fone: (31) 9673 8203
© Copyright 2012 SOAone  |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE  |  Criação: CMS